quarta-feira, 10 de março de 2010

Dilma encosta em Serra na corrida presidencial

No dia 28 de fevereiro, a Folha de S.Paulo divulgou a mais recente pesquisa do Datafolha para a corrida presidencial de 2010. O resultado: a atual ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, cresceu cinco pontos em apenas dois meses e encostou em José Serra, que ainda mantém a liderança. Agora o tucano conta com 32% das intenções de voto, seguido de perto pela petista que tem 28%.

Interessante notar que neste curto período (dezembro de 2009 a fevereiro de 2010), o crescimento de Dilma foi inversamente proporcional à queda de Serra, que perdeu 5 pontos percentuais.

Em uma eventual disputa no segundo turno, Dilma também diminui a diferença para o tucano. O governador de São Paulo aparece com 45% das intenções de voto e a petista com 41%. Novamente apenas 4 pontos percentuais separam os dois candidatos. Em dezembro, o levantamento do Datafolha apresentava Serra com 49% das intenções de voto, enquanto Dilma tinha 34%.

Ainda longe do início da propaganda eleitoral, que só começa em agosto, podemos crer que Dilma Rousseff esteja deixando definitivamente de ser uma desconhecida do grande público. A presidenciável também está surfando na onda da ótima avaliação do governo Lula, que chegou ao patamar mais alto desde 2003, quando assumiu a presidência da República. Em fevereiro de 2010, 73% dos entrevistados pelo Datafolha classificaram o governo Lula como ótimo ou bom.

Essa avaliação tão positiva mostra que grande parte dos brasileiros está contente com os avanços conquistados nestes últimos sete anos. A pesquisa indica ainda a força de reação de Dilma Rousseff, que vem crescendo nas últimas pesquisas de opinião. O eleitorado está começando a enxergá-la como a candidata ideal para continuar e aprofundar o projeto de desenvolvimento de Lula.

Em contrapartida, José Serra e o PSDB enfrentam uma fase de dificuldades e indefinições. O governador de São Paulo ainda não se assumiu como candidato e a busca por um vice para sua chapa está causando grande desconforto dentro do partido. Para piorar a situação, Serra registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 25%. Dilma tem 23%, segundo o Datafolha.

O Brasil está vivendo uma fase promissora, com perspectivas de mudanças significativas na área econômica e social. É importante que o povo brasileiro tome consciência de quem poderá conduzir com capacidade e bom senso o futuro do país. A última pesquisa do Datafolha mostra que o eleitorado está conhecendo melhor os candidatos e será capaz de escolher o melhor candidato para seguir e aprofundar o projeto de desenvolvimento de Lula, deixando para trás as políticas neoliberais que tanto já prejudicaram o nosso país.

Nenhum comentário: