quarta-feira, 25 de novembro de 2009

União das centrais beneficia milhares de trabalhadores

Em artigo publicado no portal Vermelho, o presidente da CTB, Wagner Gomes, comemora o resultado do trabalho unitário que tem sido realizado entre as centrais sindicais brasileiras em benefício da classe trabalhadora.

Recentemente, as centrais fecharam acordo em três reivindicações de suma importância para os aposentados e para quem for se aposentar: uma política permanente de recuperação do salário mínimo, baseada no reajuste pela inflação (INPC) mais um aumento real equivalente ao crescimento do PIB de dois anos anteriores, que deve vigorar até 2023; uma política permanente de recuperação do valor das aposentadorias, com base no INPC mais 80% do PIB; e o fim do fator previdenciário. (leia a íntegra do artigo: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=119995&id_secao=8).

O acordo é uma grande demonstração de consenso, após divergências que levaram algumas centrais a negociar com o governo em torno de uma proposta menos benéfica aos aposentados e a romper com o trabalho de unidade que vinha sendo constituído até então.

Entretanto, o importante agora é manter essa unidade e atuar com firmeza para a aprovação do projeto, que tem, inclusive, o apoio do senador Paulo Paim (PT-RS). Continuamos na luta!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Trabalho intenso no interior do Estado

Como parte da atuação sindical, tenho realizado um trabalho intenso no interior do Estado de S. Paulo, que tem me permitido conhecer a realidade da categoria em cada região.

Na última semana, estive na região de Fernandópolis, onde realizei uma conversa com os trabalhadores sobre a conjuntura política e a fase favorável que o Brasil atravessa. Durante esse encontro, também foi debatida a importância de aprovar o projeto de lei que determina a redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução de salários.

Em tramitação no Congresso Nacional, o projeto está pronto para ser votado. Para agilizar a votação, as centrais sindicais brasileiras estudam mobilizar os trabalhadores brasileiros para a realização de uma greve como forma de pressionar os parlamentares e frisar a necessidade de aprovação do projeto para gerar mais empregos.

Consciência negra
Já no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, participei de uma atividade em Lins. Organizada pelos trabalhadores da Sabesp, a comemoração da data, com muita luta e cultura, teve a participação de representantes de organizações afro-descendentes da região.