quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PCdoC realiza o maior congresso de sua história


Chegou ao fim no último domingo, 8, o maior congresso da história do PCdoB. Foram quatro dias de evento, do qual participei como delegado, e que terminou com a eleição do novo Comitê Central do partido.

O novo Comitê Central do PCdoB, que passou de 81 membros em 2005 para 105 membros em 2009, manteve como presidente o camarada Renato Rabelo, e tem a primeira vice-presidente, a camarada Luciana Santos, secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e ex-prefeita de Olinda.

O 12º Congresso Nacional do PCdoB foi o maior da história de 87 anos do partido, contando com a participação de cerca de mil delegados de todo o Brasil, de 49 delegações estrangeiras oriundas de 32 países e mais de 150 convidados.

O Congresso foi prestigiado também pelo presidente Lula, pelos ministros: Dilma Rousseff, Orlando Silva, Edson Santos, além de outros ministros e autoridades políticas importantes do cenário nacional, que participaram de um representativo ato político na noite de sexta-feira, 6.


Entre as resoluções políticas aprovadas, a mais importante talvez seja o novo programa partidário do PCdoB, que está baseado em quatro questões fundamentais: soberania e independência nacional; democratização da sociedade e universalização de direitos; progresso social mais avançado; e a integração solidária da América do Sul.

Milhares de trabalhadores em Brasília pela redução da jornada de trabalho

Neste momento, dezenas de milhares de trabalhadores estão organizados em Brasília (DF) na VI Marcha da Classe Trabalhadora, convocada unitariamente pelas centrais sindicais e várias organizações dos movimentos sociais.

Centenas de ônibus partiram de diferentes partes do país rumo a Brasília para lutar pela redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução de salários, a regulamentação do trabalho terceirizado e a valorização do salário mínimo, entre outras reivindicações.

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) deverá ter uma presença marcante. “Estamos trabalhando para levar pelo menos 4 mil pessoas na manifestação”, afirma o presidente da Central, Wagner Gomes, para quem “esta deve ser uma das maiores mobilizações feitas pelo movimento sindical no Brasil ao longo dos últimos anos”.

Mais informações no site: http://www.portactb.org.br/