terça-feira, 17 de novembro de 2009

CTB almeja ser terceira maior central sindical do país

Na última semana, aconteceu em Brasília (DF) a 4ª Reunião da Direção Plena da CTB, que debateu as estratégias para preparar o planejamento de ação da entidade nos próximos quatro anos. O encontro pôs em discussão as metas de filiação de sindicatos e as estratégias para fortalecer a CTB nos estados.

Atualmente com 714 sindicatos filiados, a entidade conta com o empenho do conjunto de seus dirigentes para avançar sua representatividade em todo o país e chegar a ser, brevemente, a terceira maior central sindical. Para isso, será necessário que a CTB ultrapasse o índice de 7% de sindicatos filiados em todo o país.
Vale ressaltar que tal feito é perfeitamente possível, já que durante a reunião o secretário geral da CTB, Pascoal Carneiro, apresentou um levantamento de entidades que não estão filiadas em nenhuma central e lembrou que a filiação pode ser feita através do Portal CTB. Ele também solicitou que os diretores façam um levantamento criterioso sobre o processo de legalização dos sindicatos que estão com a documentação pendente no Ministério do Trabalho.

A abertura da reunião contou com a participação do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, que defendeu a realização de uma nova Conclat (Conferência da Classe Trabalhadora) para as centrais aprovarem uma plataforma unitária.

“A unidade das centrais foi fundamental na definição de diversas políticas. Se as centrais não tivessem unidade nas negociações não teríamos hoje uma política de valorização do salário mínimo. Eu acredito que a realização da Conclat vai contribuir para unificar ainda mais o movimento sindical em uma plataforma unitária”, concluiu o ministro.