sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cai taxa de desemprego

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam uma ligeira queda no índice de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país. A queda, de 8,8% em maio para 8,1% em junho, mostra que o mercado de trabalho dá sinais de melhora.

Mas, apesar do cenário favorável, a CTB faz um alerta importante em notícia publicada no seu portal hoje, que merece destaque.

"Apesar da recuperação em curso, a realidade do mercado brasileiro é crítica, sendo caracterizada por uma taxa de desemprego elevada. O movimento sindical está indo no caminho certo ao exigir a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, que será a principal bandeira das manifestações unificadas convocadas pelas centrais sindicais e movimentos sociais para São Paulo e outras capitais e cidades brasileiras. A medida, associada à combinação de horas extras, pode gerar 2,5 milhões de postos de trabalho no Brasil, de acordo com estimativas do Dieese", diz trecho da reportagem.

Leia a matéria completa: http://www.portalctb.org.br/

SP tem várias apresentações de samba de alta qualidade

Nada como um bom sambinha para aquecer o forte inverno paulistano. Apesar da previsão de temperaturas bastante baixas neste fim de semana, a cidade de São Paulo tem boas opções para quem não quer ficar em casa e gosta de samba feito em roda, por veteranos ou tradicionais escolas de samba.

Em cartaz no Sesc Santana, o Memória do Samba Paulista apresenta hoje a velha-guarda da Unidos do Peruche; amanhã é a vez das Tias Baianas Paulistas, às 21h. O encerramento, que fica por conta do sambista Toniquinho Batuqueiro, acontece no domingo, às 19h30. O shows fazem parte da série de CD's dedicada ao samba tipicamente paulistano, com um resgate feito em 12 discos.

No sábado, acontece a 80ª edição do Rua do Samba Paulista, realizado pela Unegro (União de Negros pela Igualdade), na Av. São João, entre o Boulvard S. João e o Largo do Paissandú (centro), das 14h às 20h.

Nesta edição será celebrado o Dia da Mulher Afro-latina e Caribenha, com uma homenagem a mulheres militantes do movimento negro brasileiro. O projeto, que acontece todo último sábado do mês, é de graça!

Outra opção é Uma família no samba - em azul e branco, que reúne quatro gerações de sambistas da família Diniz: Monarco, Mauro Diniz, Marcos Diniz e Juliana Diniz, todos nascidos no subúrbio carioca de Oswaldo Cruz, berço da Portela. O show acontece sábado, às 21h, e domingo, às 18h, no Sesc Pinheiros.

Para a turma da zona leste e demais admiradores da nova geração do samba paulistano, a sugestão é a apresentação do Quinteto em Branco e Preto no Sesc Itaquera, domingo, às 15h.

Com o samba correndo solto neste final de semana, o jeito é rezar pra não chover! Assim não dá preguiça de aproveitar as maravilhas que a nossa cidade oferece.

Uma luz no fim do túnel?

Nota da Painel da Folha de S. Paulo de hoje, 24:
"Como está fica. Marco Maciel (DEM-PE), designado para relatar a reforma eleitoral no Senado, tem dito a interlocutores que deve propor pouca ou nenhuma mudança, para evitar nova e longa tramitação na Câmara."
Resta a nós esperar que tal feito se cumpra, pois, em se tratando de Democratadas, tudo é possível...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Todos nas ruas no dia 14 de agosto!

A CTB-SP, junto aos trabalhadores e às demais entidades do movimento sindical e social, vai sair às ruas numa grande mobilização que acontece em São Paulo e em diversas capitais brasileiras no dia 14/8, sexta-feira.

A manifestação faz parte da Jornada Unificada Nacional de Lutas, que tem como principais bandeiras: a defesa do emprego, contra as demissões em massa, pela ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT, redução dos juros, fim do superávit primário, redução da jornada de trabalho sem redução de salários e direitos, reforma agrária e urbana, fim do fator previdenciário, em defesa da Petrobrás e das riquezas do pré-sal, por mais investimentos em saúde, educação e moradia, pela continuidade da valorização do salário mínimo, contra o golpe de estado em Honduras e pela solidariedade internacional aos povos.

A participação de todos os trabalhadores será fundamental para barrarmos a tentativa dos empresários de retirada de direitos, redução de salários e promoção de demissões. A unidade é a melhor forma de enfrentarmos mais esse desafio. Portanto, estaremos todos juntos nas ruas dia 14!

UNE de novo presidente: Augusto Chagas

O estudante paulistano Augusto Chagas, 27 anos, foi eleito o novo presidente da UNE. O 51º Comune foi um dos mais representativos da história da entidade e o primeiro a contar com a presença de um presidente da República.

O novo presidente da UNE é estudante de sistemas de informação da Universidade de São Paulo (USP-Campus Leste) e vai representar uma das mais importantes e tradicionais organizações da sociedade civil brasileira no próximo biênio.

Em entrevista ao Estadão de segunda-feira, 20, Augusto afirmou que a reforma universitária será a principal pauta da sua gestão e que a meia-entrada também tera merecido destaque.

"Defendemos a criação de uma Bolsa Nacional para estudantes de escola pública e privada, no valor de 3/5 do salário mínimo. Quem estiver dentro de uma determinada faixa de renda, recebe uma bolsa para ajudar no transporte e na alimentação. Defendemos, ainda, a democratização da universidade no Brasil, a ampliação do ProUni e do número de universidades federais. E também eleição direta para reitor", disse ao jornalista Pedro Venceslau.

Aprovação da reforma política no Senado pode subir o telhado...

Um dia depois de eu manifestar minha satisfação à aprovação da reforma política na Câmara, a mídia já anuncia que o pior estava por vir. Na Folha Online de sábado, 18, a notícia era de que, com a resistência no Senado sobre o uso da internet nas campanhas – justamente um dos pontos mais elogiáveis da proposta – e o período conturbado que a Casa enfrenta, o prazo para que a norma tenha vigência em 2010, até o dia 30 de setembro, poderá não ser cumprido

“As mudanças na legislação merecem todo o nosso respeito, nossa dedicação, mas o momento que o Senado enfrenta exige todo esforço possível dos 81 senadores para apurarmos as denúncias, investigarmos com toda isenção as irregularidades e recuperarmos a credibilidade desta Casa”, afirmou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Que é preciso apurar todas as irregularidades, isso sem dúvida. Mas não se pode, entretanto, deixar de lado um tema de suma importância para melhorar e modernizar o processo eleitoral no nosso país.

PS: Uma pequena correção. Diferente do que eu disse, o texto da reforma chegará ao Senado após o recesso parlamentar. No entanto, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Demóstenes Torres (DEM-GO), já escolheu Marco Maciel (DEM-PE) como relator da proposta.