quinta-feira, 16 de julho de 2009

Avanço político

Caminha a passos largos e consistentes a reforma eleitoral tão necessária para o nosso país. O Projeto de Lei nº 4598/09, aprovado recentemente na Câmara e cujo relator foi o deputado federal Flavio Dino (PCdoB-MA), se encontra no Senado para apreciação.

Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo de hoje, 16, o deputado relata os principais pontos da proposta e afirma ter a convicção de que foi produzido um texto “avançado e de qualidade.”

Sem dúvida, o projeto representa um progresso imenso ao sistema eleitoral atual, principalmente no que tange ao uso da internet. A proposta confere maior liberdade à campanha eleitoral ao incluir o uso geral da internet nas campanhas, sendo que qualquer pessoa poderá pedir votos em sites e blogs, páginas de relacionamento da rede, como Orkut e Twitter, mensagens instantâneas e e-mails.

Outro ponto importante é a autorização das doações eleitorais de simples cidadãos pela rede mundial de computadores. Vale lembrar que durante a campanha de Obama à presidência dos EUA a internet foi o principal e maior meio de arrecadação do candidato.

Mérito também para o feito histórico da proposta de reforma eleitoral ao garantir a quantidade mínima de 5% dos recursos do Fundo Partidário que o partido deve usar para criar e manter programas destinados a promover a participação das mulheres na política partidária – com punição para quem não cumprir esta regra.

Uma medida indispensável para garantir participação política àquelas que são a maioria da população (52%) e mais de 50% do eleitorado brasileiro, mas, no entanto, possuem poucas vozes no poder.

Com uma etapa fundamental já cumprida, agora devemos acompanhar a tramitação do PL no Senado e trabalhar para que os senadores apresentem emendas e destaques relevantes e condizentes com a realidade do nosso país.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Congresso democrático

Publicadas as teses do 12º Congresso do PCdoB, agora é hora da militância dar sua contribuição.

A partir de amanhã o site especial do congresso http://www.pcdob.org.br/12congresso/, por meio da Tribuna de Debates, vai receber os comentários dos militantes de todos os estados brasileiros. As contribuiçoes também serão publicadas no jornal A Classe Operária.

Mais uma demonstração da postura democrática que sempre fez parte da atuação do PCdoB. Portanto, camaradas, não deixem de aproveitar a oportunidade e colaborar com esse importante processo de discussão rumo à realização de um vitorioso 12º Congresso do PCdoB, que acontece em novembro, em São Paulo.

De olho na juventude revolucionária...

Começa nesta quinta-feira, 16, o 51º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), que vai reunir mais de 15 mil estudantes de todas as regiões do país em Brasília.

Esta será uma grande oportunidade para voltarmos nossos olhares para o que essa juventude revolucionária tem a dizer e a propor para transformar o nosso país, principalmente em relação à educação.

Ao longo dos seus 72 anos de existência, a UNE revelou nomes importantes do cenário político nacional, além de estar sempre presente nas principais mobilizações em benefício do nosso país e da sociedade brasileira.

Diante disso, mais do que eleger a nova diretoria da entidade, o 51º Comune deve ser palco de acalorados e consistentes debates, com propostas relevantes para a melhoria da qualidade da educação e para a construção de um Brasil e de um mundo diferente, melhor e mais justo.

Acompanhe o 51º Comune pelos sites: http://www.une.org.br/ e http://www.vermelho.org.br/