quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Filiação do delegado Protógenes é uma grande aquisição para o PCdoB

Na tarde de ontem, 2, o delegado federal Protógenes Queiroz oficializou sua filiação ao PCdoB. Com um histórico de determinação e seriedade, Protógenes poderá contribuir muito para a luta política do nosso país e do povo brasileiro. Poderá também ter colaboração importante na construção do projeto que o PCdoB propõe para o Brasil, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento nacional – o que se confirma no discurso realizado durante a coletiva que o delegado concedeu à imprensa.

“Decidi ingressar no o PCdoB porque é uma organização que tem um projeto nacional que atende às necessidades urgentes do povo brasileiro e do Brasil, e também por possuir, em sua estrutura orgânica-partidária, as reais condições que atendem ao desenvolvimento do trabalho de combate à corrupção, de resgate à ética, à moral, de respeito aos símbolos nacionais e, sobretudo, de respeito à Constituição da República”.

Protógenes aproveitou ainda para convidar todos a participarem de um ato público em que fará o anúncio de sua filiação à população. O ato acontece no próximo dia 7 de setembro, segunda-feira, na Unip da Rua Vergueiro, próximo à estação Vergueiro do Metrô, em São Paulo, a partir das 16h.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Um novo marco regulatório para o petróleo

As novas reservas de petróleo na camada pré-sal, que elevarão de 12,6 bilhões para 70 bilhões de barris ou mais nossas reservas, vão representar uma mudança significativa na história do petróleo do Brasil. As palavras são do diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, e evidenciam um pouco dos benefícios que a medida proporcionará ao nosso país.

Em nota publicada recentemente, o PCdoB já destacava a necessidade de superar a atual legislação (da Era neoliberal e privatista de FHC) e construir-se um novo marco regulatório para exploração do petróleo no Brasil. Para preservar os interesses nacionais na área do pré-sal, que tem baixo risco exploratório e alto potencial.

E foi isso que o Governo Federal fez ao apresentar na última segunda-feira, 1º, sua proposta para o pré-sal. O governo decidiu que a Petrobras será a operadora de todos os blocos explorados sob o novo regime de partilha de produção a ser implantado para o pré-sal e novas áreas estratégicas licitadas, além de ter assegurada participação mínima de 30% nas áreas a serem licitadas.

O novo marco regulatório prevê ainda um sistema de partilha de produção entre a União e as empresas ganhadoras das licitações para as áreas do pré-sal e regiões estratégicas. O sistema de concessão permanecerá para os contratos já firmados. O sistema de partilha prevê que o óleo pertence à União, e as empresas que são contratadas para explorar e produzir o petróleo recebem em troca um pagamento que pode ser em dinheiro ou com parte da produção.

Segundo o presidente Lula, o “privilégio” dado à Petrobras de ter 30% em todos os blocos foi devido a ela ter “competência para exercer a função de ser a única operadora”. Segundo ele, o Brasil está seguindo caminho semelhante ao trilhado por outros grandes produtores de petróleo.

“Quando (o país) tem pouco petróleo e tudo que vai explorar é de alto risco, se oferece mais vantagens para a empresa que quer colocar dinheiro ali. Mas quando tem petróleo e pode oferecer aos investidores a certeza que não tem risco, aí o país exige muito mais do que se tivesse risco”, disse Lula.

Mais esporte para Pirapora

Na noite da última terça-feira, 1º, tive um encontro com o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, José Carlos Alves, mais conhecido como Bananinha, para tratar de assuntos políticos da cidade, principalmente da área de esportes. Por conta disso, o encontro contou com a presença do secretário de Juventude, Esportes e Lazer do município, Gregório Matias de Freitas.

Projetos do Governo Federal, como o Segundo Tempo, a Lei de Incentivo ao Esporte, o Esporte e Lazer da Cidade, entre outros, fizeram parte dos debates. Além disso, a reunião, que faz parte de um trabalho para estabelecer um canal político de relacionamento com os municípios, tratou também do cenário eleitoral em 2010.

Como parte do trabalho que tenho realizado como diretor do Sintaema no Estado de São Paulo, novos encontros com prefeitos e secretários de outros municípios devem acontecer em breve. Na ocasião, serão tratadas também questões referentes aos trabalhadores que atuam do sistema de Saneamento Ambiental e Meio Ambiente.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Militância de Botucatu debate as teses do 12º Congresso do PCdoB

No último sábado, 29, participei da Conferência Municipal do PCdoB em Botucatu (SP). O evento, que faz parte do processo de debates e de tirada de delegados do 12º Congresso do PCdoB, teve a participação do prefeito da cidade, João Cury Neto, de vereadores e de diversos militantes comunistas.

Durante a conferência, a apresentação das teses do Congresso ficou por conta da presidente estadual do PCdoB, Nadia Campeão. Em seguida, fiz uma intervenção sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento que o partido propõe em suas teses, cujo mote central é o fortalecimento da nação rumo ao socialismo.

Destaquei também a importância do PCdoB aproveitar o ano eleitoral para ampliar sua participação na vida política, elegendo candidatos comprometidos com o seu programa e com os interesses da população.