segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial completa 10 anos e renova participantes


O Fórum Social Mundial (FSM), que todos os anos reúne milhares de pessoas de várias partes do mundo que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo, chega a 10 anos de processo com ampla participação da juventude.

A tendência de renovação de participantes é comprovada em uma pesquisa do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas). De acordo com o estudo, na edição passada, em Belém, 76% das pessoas participavam pela primeira vez do evento.

“Os jovens tomaram conta”, disse o sociólogo Cândido Grzybowski, diretor do Ibase, à coluna de Monica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo. Mas os inimigos ainda são os mesmos: na pergunta sobre “confiança nas instituições”, o FMI foi gongado por 85% dos entrevistados.

A décima edição do Fórum começa na próxima semana, dia 25 de janeiro, em Porto Alegre, e vai até o dia 29. Como representante do Sintaema, participarei do evento, mais especialmente de uma mesa que fará um balanço das atividades do FSM.

Com uma temática bastante ampla, transitando por conjuntura mundial, o pré-sal, questão de raça, gênero e GLBT, reforma urbana, educação, saúde e o mundo do trabalho, o meio ambiente, que tem sido tão debatido atualmente, não poderia ficar de fora das discussões.

Sobre o tema, estão programadas as seguintes oficinas: Sustentabilidade e Psicologia Ambiental, O Desenvolvimento Sustentável: áreas de preservação e políticas Municipais de Preservação; Luta Ambiental e Desafios Anti-Capitalista após a Conferência de Copenhaque, entre outras.

Entre os dias 29 e 31 de janeiros, as discussões do evento ocorrem na Bahia, quando acontece um Fórum Social Temático. Ao longo de 2010, o processo do Fórum Social Mundial será realizado de maneira descentralizada com eventos e atividades ao redor do mundo.

O objetivo principal dos eventos será acumular, a partir das análises e experiências das organizações e movimentos sociais da sociedade civil planetária, propostas para enfrentar a crise global em todas as suas dimensões – econômica, ambiental, política, alimentar, energética, cultural, etc. A convergência de todo esse processo irá acontecer em Dakar, no Senegal, durante o Fórum Social Mundial de 2011.

Confira a programação do Fórum em Porto Alegre: http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/?p=1140

Nenhum comentário: